Fluxo de Caixa? – Aprenda e Ganhe Dinheiro.

Fluxo de Caixa na Contabilidade nada mais é do que o registro das entradas e saídas de dinheiro da conta corrente de uma empresa.
As entradas de dinheiro assumem valores positivos, como por exemplo: as vendas realizadas pela empresa, contas recebidas, empréstimos tomados e etc…
As saídas de dinheiro assumem valores negativos, como por exemplo: pagamentos de salários, matérias-primas, energia, aluguel, impostos e etc…
O Fluxo de Caixa é exatamente essa entrada e saída regular de dinheiro na conta corrente da empresa.
O Fluxo de Caixa é analisado pela equipe de Contabilidade da empresa. O resultado é apresentado dentro de um documento chamado Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), onde se encontra o estado financeiro atual da empresa e o quanto ela gera de resultados.
A Estrutura do Fluxo de Caixa
O Fluxo de Caixa de uma empresa pode ser comparado a um extrato bancário, nele estará registrado o quanto a empresa recebeu e de quem recebeu, o quanto pagou e pra quem pagou.
Pode-se dividir o Fluxo de Caixa em duas colunas: Despesas e Receitas, ou pode-se deixar como uma linha do tempo com entradas e saídas na ordem em que acontecem.
O Fluxo de Caixa precisa ter um período de exercício pra sua análise, constando não só o que foi recebido ou pago, mas o que ainda será pago dentro do período, como por exemplo, nos próximos 30, 60 ou 90 dias. Assim pode-se ter uma idéia clara da previsão do caixa da empresa no futuro.
A importância do Fluxo de Caixa numa empresa
Projetar o Fluxo de Caixa corretamente garante a tranqüilidade para manter as contas da empresa longe do vermelho e buscar capital de giro (se necessário) pra pagar as contas.
Com o Fluxo de Caixa corretamente realizado em mãos, o gestor pode se precaver com relação a possíveis situações adversas pelas quais a empresa pode passar.