Patrimônio na Contabilidade, você sabe o que é?
O Patrimônio é um dos principais elementos na Contabilidade. O termo “patrimônio” geralmente é visto como os bens materiais que uma pessoa possui. Mas na Contabilidade significa muito mais do que isso, ele representa o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa ou empresa.
Bens
Os Bens na Contabilidade são todas as coisas usadas para satisfazer as necessidades das pessoas ou das empresas. São divididos em Bens tangíveis, Bens intangíveis, Bens móveis e Bens imóveis.
Os Bens tangíveis são aqueles que podemos “apalpar”. Exemplo: veículos, imóveis, estoque de mercadorias, dinheiro, móveis, utensílios, ferramentas…
Os Bens intangíveis são aqueles que não podemos “apalpar”, como por exemplo: as marcas, as patentes, as idéias, os modelos de negócios…
Os Bens móveis são aqueles que podem ser movidos por si mesmo, ou por alguma pessoa ou mecanismos, por exemplo: dinheiro, mercadorias, veículos, móveis…
Os Bens imóveis são aqueles que não podem ser movidos sem a sua destruição. Por exemplo: edifícios, construções, rios…
Direitos
Além dos Bens, no Patrimônio também estudamos os “Direitos”.
Direito é tudo aquilo que a pessoa ou a empresa tem a receber. Também é conhecido na área como: direitos a receber, valores a receber, títulos a receber, contas a receber…
Por exemplo: se uma pessoa trabalhou pra empresa durante 30 dias ela tem o direito a receber o seu salário. Esse valor entraria como um direito na contabilidade pessoal do funcionário.
Por outro lado, se a empresa vende a prazo para seus clientes, ela tem o direito a receber as mercadorias vendidas.
Alguns exemplos de direito na Contabilidade são Notas Promissórias, Notas Fiscais, Faturas, Duplicatas, Depósitos Bancários, Contas a Receber, Tributos a Recuperar…
Obrigações
Por último no estudo do Patrimônio, temos as Obrigações. Ao contrário dos “Direitos”, as Obrigações é tudo o que a empresa tem a pagar.
Um bom exemplo de Obrigações são as Compras de mercadorias feitas por uma empresa a prazo dos seus fornecedores. Essa compra tem um prazo para serem pagas, e por isso entram na seção Obrigações.
Outros exemplos de Obrigações são: Contas à pagar, fornecedores, salários a pagar, encargos e tributos, empréstimos, financiamentos…
Conclusão
Estudar o Patrimônio de uma pessoa ou empresa exige que se conheça muito bem a divisão entre Bens, Direitos e Obrigações.
Essa é a base da Contabilidade e você vai precisar entendê-la pra aprender outros temas como Balanço Patrimonial, DRE, Indicadores Financeiros, Ativo e Passivo, Patrimônio Líquido, entre outros.