Entenda pra que serve o Recibo e a Nota Fiscal? Obrigatório

Recibo e Nota Fiscal são 2 instrumentos usados no mundo empresarial pra resguardar os direitos das partes durante uma negociação. Mas é importante que você entenda pra que serve cada um e quais as diferenças entre ambos.
Segundo as regras contábeis, o Recibo pode ser emitido somente para o profissional liberal, a fim de comprovar o recebimento de valores pelo seu trabalho realizado. Enquanto a Nota Fiscal é um documento que comprova a propriedade da mercadoria para o seu comprador, a partir da data da compra.
Recibo
O Recibo é útil para o controle financeiro dos profissionais liberais. Assim eles podem prestar as informações corretas ao fisco do governo e evitar problemas com a lei.
A maior vantagem de se usar os Recibos é a rapidez na emissão. Basta preencher o recibo com os dados do emissor e do cliente e pronto.
Nota Fiscal
Já a Nota Fiscal serve pra registrar que uma mercadoria mudou de proprietário. Na Nota Fiscal devem estar presentes todos os dados do Comprador.
Ela servirá para a cobrança de tributos do fisco. Se você deixar de emitir uma Nota Fiscal ao vender uma mercadoria, estará incorrendo em crime de sonegação fiscal e terá problemas com o governo.
Emissão
O Recibo pode ser emitido por um equipamento específico, como um computador ou impressora fiscal. Já a Nota Fiscal só pode ser emitida através de um formulário do governo ou através do site oficial da Secretaria da Fazenda. Esse procedimento serve para registrar a venda de produtos e serviços e possui uma assinatura digital pra certificar a validade do registro.
Tanto a emissão da Nota Fiscal quanto a do Recibo são obrigatórias e devem ser realizadas no momento da venda ou prestação do serviço.
Características de cada um
O Recibo deve ser emitido sempre em duas vias e deve conter as informações de quem contratou o serviço, do profissional liberal, a descrição dos serviços prestados por ele, o valor cobrado, a data de cada serviço e uma numeração específica pra cada nota.
Já a Nota Fiscal deve atender às exigências legais, contendo informações da empresa, como número do pedido, natureza da operação, numero de série, dados do comprador, endereço, entre outros…
Tributos
Emitir corretamente os Recibos e Notas Fiscais vão evitar que você tenha problemas com a fiscalização tributária.
Os impostos que serão recolhidos a partir desses documentos são:
- Imposto de Renda (IR)
- Imposto sobre Serviços (ISS)
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Imposto sobre Operações de Crédito (IOF)
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
- Programa de Integração Social (PIS)
- Outros Impostos
Se você tem alguma dúvida sobre como manter sua empresa em dia com a fiscalização tributária e dentro da legislação atual, procure a ajuda de um profissional contábil que realmente entende dessas questões.